“Justiça do trabalho na era digital: a transparência como caminho para práticas judiciais responsáveis” de autoria de Odete Grasselli

image-1 copy 23
Eventos

“Justiça do trabalho na era digital: a transparência como caminho para práticas judiciais responsáveis” de autoria de Odete Grasselli

????No dia 12/03/22 às 19h, @estelavie conversa com Odete Grasselli @odetegrasselli , associada da Amatra IX e autora do livro “Justiça do trabalho na era digital: a transparência como caminho para práticas judiciais responsáveis”.
 
????‍????Odete Grasselli possui Doutorado pela Unisinos, Mestrado pelas UFPR e UCLM, Ciudad Real, Espanha e é Juíza do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 9° Região.
 
????”A obra investiga a transparência como impulso a práticas judiciais responsáveis no âmbito da Justiça do Trabalho: uma análise teórico-institucional, assentando-se em três eixos: Justiça do Trabalho, conceito de transparência e responsabilidade do julgador. Assim, procuram-se os caminhos que, na Justiça do Trabalho, efetivam a transparência como elemento capaz de promover práticas judiciais responsáveis, conjugando qualidade com eficiência – julgar bem de modo célere –, com especial apoio das novas tecnologias. A pesquisa desenvolveu-se a partir da metodologia adotada pela Crítica Hermenêutica do Direito, numa análise hermenêutica do problema. Discute-se a concepção de transparência, conjugada a práticas responsáveis na Justiça Trabalhista. Faz-se um recorte metodológico: pesquisa empírica, mediante enumeração de exemplos práticos da Justiça do Trabalho do Paraná, que viabilizam a transparência dos atos judiciais como garantia de qualidade (efetividade) e eficiência (economia processual). Conclui-se que transparente é a atividade dos juízes quando proporciona às partes em juízo a fundamental prestação de contas, fator de eficácia e de legitimidade da solução de conflitos a partir do Estado. Comprova-se empiricamente a tese através da perícia médica em um único ato, associada à utilização das novas tecnologias, concedendo previsibilidade do resultado e oferta de segurança jurídica à cidadania.”(Fonte @editoradialetica )
 
Acompanhe o bate-papo com a autora! ????????
Mais informações: @editoradialetica

Deixe sua opinião aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *